(+244) 926 04 89 39
Seg - Sex 07h:00 16h:00
redeeiffel@redeeiffel.ao
INÍCIO DA REDE EIFFEL

A rede Eiffel é uma rede de quatro liceus científicos públicos gratuitos que nasceu de uma parceria assinada a 23 de Maio de 2008 entre o Governo angolano, a empresa petrolífera TotalEnergies e a Missão Laica Francesa com o objectivo de formar quadros qualificados e melhorar a qualidade de ensino secundário em Angola

Estudantes do Liceu Nº30 Eiffel de Cazengo

A ESCOLHA DO NOME

A escolha do nome mereceu um cuidado especial tendo como base o mundo científico. Com efeito, o nome escolhido –Eiffel- é o apelido do célebre engenheiro e arquitecto francês Gustave Eiffel (1832-1923). Especialista em estruturas metálicas, cujas extraordinárias obras são conhecidas um pouco por todo mundo e em particular em Angola, onde se encontra o famoso palácio de ferro "Eiffeliano", da auditoria de um dos seus alunos. O exemplo mais famoso do seus trabalhos espelhados pelo mundo é a famosa torre Eiffel de Paris.

A gestão e a supervisão dos liceus Eiffel é feita por um agente francês titular da Missão Laica francesa que exerce o cargo de Coordenador Nacional da Rede Eiffel. As acções primordiais da Missão Laica francesa são:

Gestão rigorosa e global liceus
Conceção, adaptação e controle dos programas de formação
Engenharia pedagógica
Inspeções dos professores, entrevistas individualizadas
Formação contínua dos corpos docentes
Seminários de capacitação para o corpo docente e Directivo a nível nacional

Coordenador Nacional da Rede Eiffel, Equipe do Liceu Nº397 Eiffel do Dande, Embaixada de França em Angola
Projecto Minha água, Minha vida

PERSPECTIVAS DA REDE EIFFEL

Três perspectivas para a Rede Eiffel foram destacadas para os três próximos anos:

Transformar os liceus Eiffel em estabelecimentos modelos para as aulas práticas de formação de docentes, com vista a expandir os métodos e rigor implementados nestes liceus para outros estabelecimentos de ensino, reforçando o nível de educação científica.

Concentrar esforços na formação contínua de docentes, equipa administrativa e direcção para uma melhor orientação dos alunos no fim do curso.

Perpetuar a experiência da Rede Eiffel nos estabelecimentos angolanos, geminando o currículo das Liceus Eiffel com outros estabelecimentos de ensino.

HISTÓRICO DA REDE EIFFEL
2008

Acordos de cooperação educativa assinados entre 3 signatários: Ministério da Educação, empresa TOTAL Angola, Missão Laica francesa. Construção dos quatro liceus.

2009

Crescimento progressivo, recrutamento do corpo docente e directivo.

2012

Novo sistema de avaliação dos alunos e dos professores (Provas comuns trimestrais)

2013

Formação contínua dos professores. Trabalho sobre os programas de formação.

2014

Prorrogação dos acordos de Cooperação (Adenda 2). Formação dos Directores adjuntos. Transferência das experiênciais adquiridas para outras instituições do MED. Desenvolvimento das actividades de laboratórios e das avaliações dos alunos sobre competências predefinidas.

2015

Instauração do exame francês do DELF para todos os finalistas. Início do ensino bilingue Português/francês.

2017

Prorrogação dos acordos de Cooperação (Adenda 3 com a integração de um novo parceiro : a Embaixada de França em Angola). Obtenção do selo internacional LabelFrancEducation. Nacionalização dos cargos de Directores Gerais dos liceus.

2018

A rede Eiffel integra a Rede dos liceus associados a UNESCO. Nomeação de Coordenadores de disciplinas angolanos. Nacionalização dos cargos de Direção.

2020

A rede Eiffel integra a Rede dos liceus associados a UNESCO. Nomeação de Coordenadores de disciplinas angolanos. Nacionalização dos cargos de Direção.

2023

Nomeação de professores coordenadores formadores de disciplinas.

2024

Renovação dos acordos de cooperação entre 4 signatários: Ministério da Educação, empresa TOTALENERGIES, Embaixada de França e a Missão Laica francesa. Construção de dois novos liceus nas provincias de Huambo e Moxico.

OS PONTOS FORTES DA REDE EIFFEL

  • → A corresponsabilização dos alunos, designadamente da associação de estudantes, nas decisões que lhes dizem respeito, com impacto no desenvolvimento de uma cidadania responsável e democrática;
  • → A reputação e a imagem dos liceus Eiffel;
  • → Os excelentes resultados obtidos inclusivo no sistema universitário;
  • → O envolvimento e o apoio dos diferentes parceiros;
  • → A força de pertencer a uma rede com uma uniformização geral do funcionamento;
  • → A qualidade e a fiabilidade do processo avaliativo;
  • → As taxas de entradas nas universidades Nacionais e internacionais;
  • → A criação de uma plataforma digital, verdadeira ferramenta de partilha entre professores no meio da Rede;
  • → A valorização da dimensão científica transversal nos diferentes níveis de ensino;
  • → As taxas de transição/conclusão no Ensino Secundário;
  • → O bom clima escolar traduzido no bom relacionamento interpessoal;
  • → Os dispositivos de monitorização dos resultados do sucesso e insucesso escolares, implementados de forma mais criteriosa;
  • → A qualidade da oferta formativa, visando a formação integral dos alunos;
  • → As dinâmicas existentes para apoio e integração dos alunos;
  • → O empenho, cooperação e sentido de pertença dos docentes, funcionários, pais e alunos;
  • → A geminação (parceria) com o liceu francês de Luanda;