Material Escolar
Portanto, várias acções de formação destinadas aos professores da Rede Eiffel são regularmente realizadas por especialistas nacionais(PCF da Rede Eiffel) ou internacionais e pelo agente expatriado da Missão Laica francesa afecto a Rede Eiffel, respondendo aos objectivos seguintes:
- › Visitas de classes seguidas de um encontro com os professores;
- › Apoio em relação ao contéudo disciplinar ou didáctico;
- › Conselhos em metodologia de ensino;
- › Programação e preparação das actividades de ensino;
- › Metodologia à elaboração de provas e à avaliaçaõ dos alunos;
- › Reforço linguístico (português, inglês e francês) e disciplinar ;
- › Formação informática e uso das TICE;
- › Elaboração de guias metodológicos e de protocolos experimentais para as actividades laboratoriais;
- › Realização de seminários de capacitação sob temáticas transversais;
Estudantes do Liceu Nº 30 Eiffel de Cazengo fazendo práticas de informática
Formas de Avaliação
Conforme as orientações provenientes do INIDE, os alunos da Rede Eiffel são regularmente avaliados. Os três tipos de avaliações(Avaliação diagnóstica, formativa e sumativa ) realizadas permitem conhecer os níveis de aprendizagem doa alunos, a eficácia dos métodos e meios utilizados no ensino, o cumprimento dos objectivos programáticos, pelo(a) professor(a) e outros elementos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Por fim, cabe realçar que os finalistas são submetidos a provas trimestrais nacionais chamadas PCT (provas comuns trimestrais) organizadas pela Coordenação da rede Eiffel cujo rigor e exigências são reconhecidos a nível internacional.
Estudantes do Liceu de Ondjiva fazendo práticas de informática
Métodos de Ensino
Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano
Os professores da Rede além de desempenharem no âmbito da sua profissão suas habilidades interpessoais, competências e seu controle emocional proporcionam ao seus alunos não só o aprendizado, mas também e sobre tudo o gosto em adquirir o conhecimento.
Para poder atingir os objectivos, diversas construções mentais e ações são exigidas dos alunos, tais como:
- › Leitura e pesquisa
- › Observação, comparação e imaginação
- › Organização de dados
- › Elaboração de hipóteses
- › Interpretação
- › Crítica
- › Constante busca de suposições às hipóteses apresentadas
- › Construção de sínteses e soluções
- › Assimilação de novas situações
- › Planejamento
- › Tomada de decisões
Em caso de interrupção das aulas, os liceus da Rede Eiffel podem propor uma continuidade pedagógica proporcionando aos alunos aulas a distância e suporte didácticos.
Professor de Francês e de Química do Liceu Eiffel de Ondjiva durante uma actividade